.

.

terça-feira

Bulle de Blanquette nº 1 brut Fuchsia #cbe#

Falar de espumantes em um  momento propício para as compras é sempre um grande prazer.
Falar de um DOC Blanquette de Limoux é sensacional, desta vez sob indicação do grande Silvestre do blog:www.vivendoavida.net/, definiu muito bem o tema para um brinde entre os eno-blogueiros. Escolhi este espumante pois a sua assemblage me deixou curioso para logo conhecê-lo
Elaborado com as uvas Mauzac, Chenin e Chardonnay, consegui encerrar o último texto de 2010, da Confraria Brasileira de Enoblogs, com classe e muita elegância.
Busquei algo que de fato seja novo e diferente no mercado brasileiro e com uma excelente relação de custo.
Quando encontro algo tão surpreendente como este espumante, daí nem precisamos fantasiar que ele foi o primeiro do mundo, pois nem mesmo a história fala com precisão qual foi o primeiro espumante de mundo..  
Mas pra quem gosta de causos, a história diz que os monges Beneditinos da Abadia de St Hilaire, na região de Limoux, no sul da França, produziram o primeiro espumante do mundo. O senhor da região, o Sieur d´Arques, costumava comemorar suas vitórias com esse elixir. Assim nasceu a blanquette de Limoux.

Para os mais  fanáticos o crítico norte-americano Robert Parker disse: “A Blanquette de Limoux da Sieur d´Arques é provavelmente o melhor espumante francês.”

Pra quem gosta apenas ter o prazer em brindar o seu 2010, com um bom vinho aqui vai mais uma dica. Logo quando abri a garrafa me surpreendi com a explosão de aromas, na taça nos proporcionou uma bela coloração amarela com um leve toque esverdeado e borbulhas finas, ou para aos mais clássicos uma perlagem fina e persistente.  No momento devido à corrida de fim de ano não consegui preparar nada para harmonizar, provei num belo fim de tarde pra me concentrar em suas reais características. Mas logo ele pediu que fosse harmonizado.. Se fosse me empolgar nos comentários até falaria que seria um espumante gastronômico, se você harmonizar, o peru de natal, risoto quatro queijos e pratos a base de frutos do mar perfeito.
Mas quero registrar que no espumante não há uma regra para harmonização, além do charme e qualidade os espumantes além de nos dá o ar de conquista brinde e liberdade, também veio ao mundo para facilitar a nossa vida pois é o tipo de vinho que harmoniza 100% com qualquer dica gastronômica.
Um brinde aos confrades e os meus sinceros agradecimentos dia 5 de Janeiro de 2011 tem mais...  
Boas Festas !!!

Enoabraços