.

.

terça-feira

Primeiro fim de semana do VII Festival Harmonia dos Sabores contará com menus brasileiro e oriental


Chefs Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, e Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita restaurante, marcam o início do festival gastronômico no Sofitel Guarujá Jequitimar
São Paulo, janeiro de 2011 – O fim de semana de 7 de janeiro marcará o início do VII Festival Harmonia dos Sabores, no Sofitel Guarujá Jequitimar, com a presença dos renomados chefs Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, e Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita.   Esta nova edição terá como tema o Mercado Municipal de São Paulo, em homenagem ao ponto mais ”gourmet” da capital paulista, com seu aroma peculiar e as especificidades de alimentos que, às vezes, só são encontrados por lá.
No dia 7 de janeiro, a partir das 20h, haverá o primeiro Botequim Paulista, um happy descontraído que acontecerá no L’Eau Vive Bar. Para inaugurar em grande estilo, o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, que em 2010 ganhou prêmios de Melhor Cozinha Brasileira, concedido pela revista Prazeres da Mesa, e Melhor Restaurante Bom e Barato, pela Folha de S. Paulo, apresentará um menu típico brasileiro: Creme de abóbora com queijo de cabra e castanha de caju e Bolinho de lingüiça com mandioquinha e tapioca.  Já no dia 8 de janeiro, às 21h, será a vez de Tsuyoshi Murakami apresentar um espetáculo gastronômico oriental com toques brasileiros. Murakami é japonês por origem, carioca por criação e paulistano por paixão. Nasceu em Hokkaido, no Japão, e chegou ao Brasil em 1961. Está à frente do badalado Kinoshita, que em 2010 foi laureado com o melhor restaurante da cidade pelas revistas Época, Veja Comer&Beber e Go Where Gastronomia. O menu, que preza por produtos frescos e de qualidade, terá de entrada Wafu salada de tomate e nasube com flocos de bonito seco e kaiware e Ceviche de vieiras com cebola roxa e salsão ao ponzu. No prato principal, Shake butter lemon com cogumelos e Baby pork spicy teriaki com arroz de yuzu. Para finalizar, o chef oferecerá de sobremesa o exótico Anmitsu cream.  
Outro destaque será o festival Delícias do Mercadão no Mar Casado, restaurante especializado em frutos do mar, que servirá aos fins de semana almoços com produtos de expressão do mercado, como os pescados e ostras, com harmonização de vinhos. Sempre assinados por Marc Le Cornec, chef anfitrião do evento.  Aos sábados, às 12h, haverá a Coquetelaria na piscina do hotel que terá drinks elaborados exclusivamente com licores Marie Brizard pelo famoso barman Rabbit. A ação ocorrerá também às 20h no lobby. Já às 20h30, o hotel oferecerá o Wine Show, degustação de vinhos acompanhada por apresentações culturais que têm a “cara” de São Paulo.  Organizado pela agência Anagrama Comunicações e Eventos, deste tamanho poderia ter o patrocínio de algum produtor brasileiro, mas infelizmente somente da água Gourmet FYS e das Cervejas Baden Baden e Eisenbahn.
Confira a programação completa:
Botequim Paulista – sextas-feiras (7, 14, 21 e 28 de janeiro), das 20h às 21h, com degustação de cervejas especiais, comidinhas de boteco e pizza no L’Eau Vive Bar, com a presença das principais figuras do botequim paulista: Rodrigo Oliveira (Bar Mocotó), Edrey Momo (Pizzeria 1900) e Janaína Rueda (Bar Dona Onça).  Workshops Gastronômicos – sábados (8, 15, 22, 24 e 29 de janeiro), a partir das 11h, na Cozinha Show, ao lado do restaurante Brisa. Coquetelaria – sábados (8, 15, 22, 24 e 29 de janeiro), às 12h na piscina e às 20h no Lobby, que terá drinks elaborados exclusivamente com licores Marie Brizard pelo renomado barman Rabbit. Wine Show – sábados (8, 15, 22, 24 e 29 de janeiro), às 20h30, com degustação de vinhos.
fonte: FBS Comunicação
Enoabraços