ex-ministro Temporão e o apresentador Fernando Mattos |
O ex-ministro da saúde, José Gomes Temporão, esteve na ClicTV - webtv conteúdo UOL - e participou do programa "Profissão: Saúde" apresentado por Fernando Mattos.
Em sua participação Temporão destacou pontos positivos e negativos da saúde no Brasil, apontando o que até hoje deu certo e também o que não deu certo. Segundo ele, a saúde brasileira tem que passar por um amadurecimento e qualificação para atender as pessoas.
Como ponto positivo ele destacou o SAMU, Farmácia Popular e pesquisas, avanços e pesquisas relativas a aids, entre outros. No entanto o ex-ministro disse que ainda o país gasta pouco com a saúde.
Quando questionado sobre as doenças epidêmicas, Temporão relembrou seu trabalho em 2008, ano em que houveram duas grandes crises epidêmicas:a da febre amarela e a da dengue, respectivamente. Ele diz ainda que a vacina é a solução para a dengue, já que essa é uma das doenças de maior impacto. Saúde não se faz sem gente, sem pessoas. É o que afirma o ex-ministro. Para ele quanto mais tecnologia, mais pessoas atuarão na saúde não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Com cerca de 90% dos médicos atuando no estado do Rio de Janeiro e São Paulo, o trabalho dos agentes comunitários da saúde da família ganham uma importância maior nos outros estados e principalmente naqueles onde a saúde não vai nada bem. Nesta ação dos agentes comunitários a mortalidade infantil diminui consideravelmente e é motivo de comemoração.
A entrevista completa você assiste clicando aqui.