.

.

quinta-feira

Ciro Lilla recebe o produtor Ariel Ben Zaken, de Israel, em jantar de apresentação de sua vinícola Domaine du Castel

Considerada a melhor vinícola de Israel, Domaine du Castel elabora tintos e brancos kosher raríssimos e muito elogiados pela crítica internacional


Ciro Lilla, presidente da importadora Mistral –recebeu ontem, 16 de fevereiro, o produtor de vinhos Ariel Ben Zaken, CEO da Domaine du Castel, considerada a melhor vinícola de Israel, para jantar de apresentação de seus rótulos, no restaurante Parigi. Estiveram presentes os empresários Meyer Nigri, Ivo Rosset e os jornalistas Salomão Schvartzman e Bráulio Pasmanick.
Ariel Ben Zaken elabora tintos e brancos kosher raríssimos, elegantes e muito
 elogiados pela crítica internacional. É o mais aclamado do país e grande parte de sua produção é arrematada por colecionadores israelenses.
Visitando o país pela primeira vez, ele é filho de Eli Ben Zaken, proprietário da vinícola. Depois de prestar serviço militar em Israel, Ariel foi para a Borgonha, onde estudou enologia e trabalhou por dois anos na Domaine Emile Viarick, de Michel Picard.
Desde os tempos dos Romanos, os judeus notoriamente elaboravam os melhores vinhos, que eram saqueados pelos romanos. Para ter algum vinho para usar nas cerimônias religiosas, os judeus passaram a ferver o vinho, o tornando Mevushal. O vinho fervido não despertava interesse dos romanos, e sobrava para as cerimônias.
Hoje em dia, para muitos leigos, o vinho Kosher é sinônimo de Mevushal, mas há alguns vinhos israelenses de excepcional qualidade, verdadeiros segredos, cuja pequena produção é consumida pelos enófilos judaicos de todo o mundo. Domaine do Castel é o melhor produtor do país e prova que os grandes vinhos israelenses ainda hoje podem competir com os melhores do mundo.
OS VINHOS KOSHER DO DOMAINE DU CASTEL IMPORTADOS PELA MISTRAL SÃO:
Castel Grand Vin 2005, O raro Domaine du Castel Grand Vin tem corte de Cabernet Sauvignon com Merlot, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec. É o melhor tinto de Israel, tendo merecido 92 pontos de Robert Parker, que descreveu o tinto como “delicioso e cheio de sabor, lembrando os melhores Cabernets da California. Após decantado, passa a lembrar um Bordeaux”.

Petit Castel 2006, Elaborado nos moldes dos “deuxième vins” dos grandes châteaux de Bordeaux, o Petit Castel é “impecavelmente equilibrado e cheio de sabor” para Robert Parker, que lhe concedeu 90 pontos na última safra avaliada.
 
“C” Blanc du castel 2006, O Blanc du Castel é um suntuoso Chardonnay. Fermentado e maturado em barricas de carvalho, mereceu a excelente nota 17/20 de Jancis Robinson, que destacou seu “bouquet bastante impressionante” e seu ótimo frescor.
fonte: Sofia Carvalhosa, Viva Kauffmann e Renata Martins

Está registrado.
Complexos e cheios de personalidade, os vinhos Domaine du Castel – importados pela Mistral - são a prova de que Israel pode produzir rótulos de classe mundial. Inspirados nos melhores franceses são elaborados nas colinas que circundam a cidade sagrada de Jerusalém, um terroir muito especial, tanto para judeus como para cristãos.