.

.

quinta-feira

O que mais você quer saber do vinho?

Quanto mais velho, melhor o vinho?Mito. Há vinhos que se aperfeiçoam ao longo dos anos, como o vinho do Porto, mas depois do amadurecimento e do apogeu o vinho entra em decadência. Muitos vinhos percorrem esse ciclo num curto período. Vinhos que melhoram com os anos são exceção.
Quanto mais caro, melhor?
Mito. Vinhos de países "emergentes", como Chile e Argentina, têm qualidade muitas vezes superior à de um mesmo vinho produzido na Europa; e mesmo em países como a França há pequenas regiões que, por não terem entrado na "moda", têm bons preços.
Quando não se deve comprar?
O ideal seria evitar vinhos que ficam em pé nas prateleiras, mas é quase impossível. Fuja quando a rolha estiver saltada ou houver sinais de vazamento, como rótulos manchados ou escorridos. Brancos secos com cor dourada podem estar oxidados.
Que tipo de vinho sofre menos alteração?
Os tintos costumam ser mais resistentes a problemas com transporte, manuseio e exposição inadequada em locais de venda. Doces e fortificados também sofrem menos. Os mais sensíveis são brancos leves e com menor teor de álcool, como por exemplo o vinho Verde.
O que garante o bom produto?
95% a qualidade da uva. Boas vinhas dependem de solo pouco fértil e ótima drenagem, insolação perfeita durante o período de maturação da fruta e ausência de chuva na época da colheita. Quanto menor a produção de uva, maior a qualidade. Os 5% ficam por conta dos cuidados do enólogo durante o processo de vinificação.

Está registrado.