Claro que não, existem os medíocres franceses, italianos, portugueses e sem contar os vizinhos da América do Sul.
O vinho brasileiro logicamente evoluiu muito, no ano de 2000, quando comecei no vinho, conhecia apenas o vinhos da Miolo, Aurora, Pizzato, Marson e Salton, hoje com o crescimento do mercado começou aparecer na capital paulista novos vinhos, ou vinhos que não conhecíamos
Mas há 10 anos ninguém falava com tanto orgulho assim do vinho brasileiro, pelo menos onde eu passei na capital paulistana, sempre havia a comparações ridículas sem defesa, além do mais as vinícolas não tinham esta estrutura para receber visitantes.
Hoje é um show, nos orgulhamos em defender o vinho brasileiro, nos irritamos quando parte dos grande produtores insinuam um monopólio dificultando a vida dos pequenos produtores.
Mas vejo que os produtores brasileiros investiram muito mais em tecnologia e correram contra o tempo para que sejam também prestigiados pelos consumidores.
Hoje temos o orgulho em dizer que existem vinhos brasileiros melhores que certos vinhos importados e propagados na pátria amada e há algumas regiões produtoras, e você meu amigo, pode beber bons vinhos brasileiros sem medo de ser feliz.
MAS O QUE FALTA É O INVESTIMENTO EM MARKETING, pelo menos nos grandes centros comerciais, só no Rio Grande do Sul e Santa Catarina infelizmente não resolve.
Está registrado.