.

.

quarta-feira

Iniciativa da Anhembi Morumbi premia jovens empreendedores sociais



Integrantes do programa IAM recebem certificado e premiação como incentivo à continuidade de ações sociais que desenvolvem em suas comunidades

São Paulo, 22 de novembro de 2011 - Os 20 integrantes do programa IAM - Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi recebem, dia 24 de novembro, o certificado de conclusão do curso de empreendedorismo social oferecido pela Universidade. Esta é a quarta turma de jovens empreendedores formada pela iniciativa, realizada em parceria com a International Youth Foundation e a Sylvan/Laureate Foundation, e que tem como objetivo incentivar e dar suporte aos projetos sociais selecionados a cada ano.

No curso de empreendedorismo social, que tem duração de nove meses, os participantes recebem orientações técnicas para elaboração, gestão e desenvolvimento dos projetos sociais. Cada jovem também é contemplado com R$ 2 mil, como incentivo para seguir com seus projetos.

Após a formatura do dia 24 de novembro, todos os selecionados no projeto IAM passam a integrar a comunidade global YouthActionNet, criada em 2001 pela International Youth Foundation, e poderão interagir com jovens empreendedores sociais de diversos países, internacionalizando sua rede de relações e suas experiências.

“Mais um grupo de empreendedores se forma este ano. É com muita satisfação que contribuímos, por meio do IAM, com a atuação destes jovens, que desde cedo se tornaram agentes modificadores sociais”, afirma Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi.

O executivo comenta ainda que o trabalho desenvolvido por este grupo é essencial para as comunidades apoiadas. Contudo, os primeiros a receberem os benefícios das iniciativas sociais são os próprios jovens, pois as experiências vivenciadas contribuem para o seu crescimento como indivíduos capazes de realizar mudanças positivas em prol da população.

Iniciativas
Entre os formandos está Lucia Virginia Bastos Álvares, com o projeto Brincadeira de Criança. O “Brincadeira” é realizado com 77 crianças entre 6 e 15 anos, na comunidade Parada de Lucas, em Vigário Geral, no Rio Janeiro. O objetivo da atividade é identificar e diminuir o déficit de aprendizado, desenvolvendo a psicomotricidade das crianças por meio de atividades lúdicas e esportivas, orientadas nas áreas de psicologia, pedagogia e educação física. Estas ações auxiliam na formação integral do ser humano, em suas relações consigo mesmo e com o mundo, visando seu desenvolvimento intelectual e a complementação da aprendizagem no ensino formal. Lúcia participou ainda da implantação e desenvolvimento de um projeto na área de educação na Província do Cabo, na África do Sul, durante um ano.

Outra iniciativa é o Projeto CICAS - Centro Independente de Cultura Alternativa e Social, idealizado por Luiz Carlos Sendro Junior, o Juninho Sendro. Em 2006, ao conhecer o também escritor Humberto Fonseca, ambos decidiram unir esforços na construção de um espaço comum que diminuísse as diferenças e os interesses gerados pelo capitalismo.

Hoje o CICAS, localizado na comunidade do Jardim Julieta, zona norte de São Paulo, conta com: estúdio audiovisual, biblioteca comunitária, espaço para cinema, atividades e eventos culturais e ambientais, almoço comunitário entre outros. Além disso, incentiva a participação cidadã de seus integrantes em conselhos, fóruns e movimentos regionais. Por essas atividades o projeto já recebeu reconhecimento de Programas da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo e do Ministério da Cultura.

O projeto NRDC Família CCA de Pedro Augusto Auache Pereira, também integrou a quarta edição do IAM.  Ele nasceu da vontade de Pedro em dar aulas de Karatê com seu pai, que treinava atletas de alta performance. Não só Pedro, mas toda a sua família sonhava em um dia auxiliar crianças de comunidades pobres e seus familiares, aplicando a disciplina do Karatê em suas vidas. Por integrarem um grupo de rotaryanos, criaram um NRDC - Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, em Campos Elíseos, e iniciaram o projeto Família CCA, um serviço de sociabilização e empreendedorismo, que tem por meta proporcionar a melhora na qualidade de vida para os atendidos e seus familiares.

O projeto atende crianças e adolescentes por meio de atividades físicas como o karatê e oficina de artesanatos para seus familiares. O esporte possibilita aos pequenos o aumento da disposição física, disciplina, auto-controle e sociabilização. Já o artesanato é uma forma para os adultos aumentarem a renda.

Os projetos selecionados no programa podem também ser indicados para concorrer ao prêmio anual do YouthActionNet global, realizado nos Estados Unidos, que reconhece as 20 experiências mais interessantes de todo o mundo. Em 2010 o reconhecimento internacional foi concedido ao projeto Batuque Arte – Tambores do Brasil, idealizado por Henrique Mendes, participante da terceira edição do IAM.  A atividade existe desde 2008 e ensina percussão, canto e danças populares para crianças e adolescentes da comunidade Pedreira, na zona sul de São Paulo.

Mais informações sobre a Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi (Iam) no portal:http://iam.anhembi.br


Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, conta hoje com mais de 30 mil alunos e é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005 faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 28 países, com mais de 50 instituições de ensino superior, mais de cem câmpus, totalizando cerca de 600 mil alunos.
São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui sete escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios e Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus cinco câmpus estão localizados na Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, mais de 2 mil alunos do Brasil para realização de cursos no exterior e recebeu mais de 500 estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são os programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países -- e o Global Career Center, um portal com 65 mil oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.
Universidade Anhembi Morumbi
55 (11) 3293-1757