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sexta-feira

#Brasil tem o pior índice de entrega de email marketing do mundo

Estudo divulgado recentemente pela consultoria Emarketer mostra que o Brasil tem o pior índice de entrega de email marketing do mundo entre os países estudados. Veja o quadro abaixo.

Taxa de entrega de email marketing em países selecionados

22% dos emails enviados acabam na caixa de spam. Nos EUA, esse índice é de apenas 9,9% e na Austrália, somente 2,8%.

Pior que o Brasil, apenas a China, que não apresenta um índice para as mensagens que vão para a caixa de spam, mas onde 80,4% são consideradas “missing” (desaparecidas).

Consultei Rodrigo de Almeida, diretor comercial da Dinamize, empresa que presta serviços de envio de email marketing no Brasil. Para Almeida, o resultado ruim no País é decorrente de fatores como construção fraca do conteúdo das mensagens, infra-estrutura deficiente dos provedores de envio de email e de uma cultura pouco sofisticada de segmentação de envio.


“As empresas estão aprendendo a fazer e-mails com uso predominante de texto, imagens menores e evitando palavras e expressões que são facilmente filtráveis como spam”, afirma Almeida. No entanto, segundo ele “ainda vemos muito conteúdo mal pensado em termos de entregabilidade”.

Em relação à infra-estrutura, muitos servidores brasileiros que enviam email marketing aparecem em listas de bloqueio (blacklists) mundiais, informa Almeida. Além disso, configurações básicas que ajudariam a aumentar o índice de entrega, como SPF (autorização para terceiros enviarem e-mail com determinado domínio) e DKIM (recurso que garante a legitimidade do remetente, usado para combater phishing) também não são realizadas por boa parte dos remetentes de email marketing.

Segmentação:

“Mas a principal causa do grande volume de e-mail marketing filtrado como spam é cultural.” Para Almeida, “no Brasil, a mentalidade é de enviar e-mail marketing em quantidade, indiscriminadamente”. Não há um trabalho mais cuidadoso de segmentação e de análise da receptividade pelos usuários do conteúdo das mensagens. “Simplesmente ignoram se sua audiência está engajada ou não.” Enviar mensagens mais relevantes para públicos específicos não é feito, segundo ele, porque dá mais trabalho segmentar adequadamente. “É muito mais fácil seguir disparando suas campanhas de e-mai marketing massivamente.” O resultado, no entanto, não melhora. “Enviam cada vez mais e-mails para tentar obter resultados cada vez menores.”

“Se nada for feito, ano após ano o Brasil terá seus índices de entrega na inbox (IPR) piorados.