.

.

quarta-feira

Grupo Brasanitas investe na capacitação de profissionais para aprendizado da linguagem em libras


Com envolvimento em iniciativas sociais que proporcionam a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Grupo Brasanitas, atuante no segmento profissional de limpeza e conservação ambiental, higienização hospitalar, manutenção predial, controle de pragas e logística interna, oferece, a partir de agora, o treinamento da linguagem em libras para seus colaboradores.
A experiência do Grupo Brasanitas, que já possui em seu quadro de funcionários cerca de 400 profissionais portadores de necessidades especiais, permitiu visualizar a necessidade da  criação desse curso interno para ampliar a comunicação entre seus colaboradores. “O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e escasso para algumas atividades e isso não é diferente para profissionais portadores de algum tipo de deficiência”, comenta Waldomiro Sesso Filho, gerente de treinamento e desenvolvimento do Grupo Brasanitas.
Para reforçar ainda mais essa iniciativa, o Grupo Brasanitas conta com uma profissional de recursos humanos com qualificação em linguagem de libras para treinar, inicialmente, colaboradores da linha de frente, como porteiros e recepcionistas, que realizam o primeiro atendimento aos candidatos que buscam uma oportunidade de trabalho na empresa.
“Essa necessidade foi identificada pelo fato de a companhia ter de interagir com vários portadores de deficiência auditiva nos clientes e, a partir da identificação dessa dificuldade na comunicação com esses colaboradores, surgiu a ideia de iniciar o treinamento pela recepção”, define Sesso.
Para Luciene Araujo, recepcionista de uma das unidades do Grupo Brasanitas, essa experiência foi muito positiva. “Não é tão fácil aprender libras, mas sem este conhecimento fica difícil se comunicar com essas pessoas quando não se está preparado. Hoje estou muito feliz em entender o que elas querem dizer e em poder ajudá-las. Adorei fazer o curso e quero aprender mais”, comenta Luciene.
Para se ter uma ideia da quantidade de funcionários portadores de deficiência auditiva, somente em um cliente da empresa, a Natura, estão alocados 300 colaboradores, desse total, 10 têm deficiência auditiva e trabalham na área de limpeza e conservação. Para se relacionar com eles, nove profissionais de cargos administrativos e de liderança foram treinados e estão aptos para lidar com esse público. Além do aprendizado em libras, a equipe que realiza o treinamento criou sinais internos para especificar um equipamento, uma atividade e facilitar a comunicação. A primeira etapa de treinamento teve duração de seis meses e atualmente conta com cerca de 20 pessoas.
O principal resultado foi o ganho em produtividade identificado nesses profissionais, pois o compromisso deles com o emprego é tanto que dificilmente faltam ou deixam de realizar suas atividades. “Para eles, integrar o mercado de trabalho representa a conquista da dignidade. Além disso, foi possível notar o interesse de funcionários, que não estão diretamente ligados aos com deficiência, a ingressarem nesse aprendizado. O que mostra uma integração maior dentro da empresa”, define Sesso.
Para 2012, o Grupo Brasanitas pretende implantar o ensino da linguagem em libras para profissionais atuantes no segmento hospitalar, ampliando as ações do programa Movimento com Sentido, criado para oferecer uma oportunidade de integração dos deficientes com a sociedade, além de fazê-los se sentir aptos a trabalhar na área de serviços.
Sobre o Grupo Brasanitas: Composto por quatro empresas, Brasanitas Limpeza e Conservação, Brasanitas Hospitalar, Praxxis Controle de Pragas e Infralink Facilities Services, o Grupo Brasanitas atua em indústrias em geral, hospitais, shoppings centers, instituições de ensino, mineradoras, entre outros segmentos. Com 20 mil colaboradores, a companhia está presente nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do país.