.

.

quinta-feira

O desafio do consumidor

Para a maioria dos consumidores, comprar vinhos é sempre mais que um grande desafio. Às vezes é comparável ao mesmo desafio que pegar um trem correto numa estação com placas em russo... Milhares de rótulos invadem o mercado mundial com informações que podem significar nada, em alguns casos ainda induzem o consumidor meu informado a levar gato por lebre. Também não adianta escolher por preço, pois nem sempre preço é sinônimo de qualidade quando falamos do vinho. Nem por isso você tornará refém do vinho, existem formas práticas de conhecer um pouco mais sobre a eno-cultura.
Desde ler até degustar vinhos para o dia-a-dia, são sacrifícios que você pode enfrentar para ir conhecendo os tipos de uvas, regiões e quem sabe produtores que mais lhe agrade. Mas jamais fique preso a regras e tão pouco rótulos, gostou de um tipo de vinhos descubra outros sempre! A cada dia cresce o número de lojas especializadas, mas não cresce o número de loja com atendimento composto de profissionais preparados para o mercado do vinho. Parte dos lojistas e até mesmo restaurateur não investem em profissionais e acabam perdendo cliente para os concorrentes que procuram treinar suas equipes, em conseqüência atendem bem seus clientes, e em muitos casos os fidelizam pois o cliente precisa de atendimento personalizado, informações, segurança e comodidade, além claro de produto e preço.
Estas lojas já começam atrair inclusive novos consumidores de vinhos, aqueles que timidamente procuravam as gôndolas de supermercados agora procuram as lojas especializadas denominadas de empório, onde lá podem encontrar dicas de vinhos para acompanhar sua pizza, harmonizar seu jantar ou até mesmo para degustar informalmente. Outro ponto que tem atraído cada vez mais os consumidores é comprar vinhos para presente, aí entra a importância de comprar numa loja com atendimento personalizado, pois lá você encontrará um profissional que irá lhe dá a dica certa para valorizar o seu presente. No caso do restaurante, o profissional do vinho tem uma importância fundamental ao indicar o vinho ideal para harmonização do prato que compõem o cardápio.
Eis a importância de ter sempre uma equipe (que chamamos de brigada) sempre treinada e reciclada, pois como todos sabem o mundo do vinho é um desafio infinito para quem trabalha e também para quem o degusta. Assim como em outras áreas ninguém jamais saberá tudo sobre vinhos, mas poderão evitar decepções e colecionar mais alegrias em sempre conhecer e degustar bons e novos vinhos das mais diversas regiões do mundo.

Sabemos que gostos não podem discutir, mas podemos sempre aprimorá-los.