Prezados ontem a convite da conceituada Assessora de Imprensa Sofia Carvalhosa, numa degustação no espaço de eventos da importadora Mistral.
Lá encontrei grandes nomes da comunicação do vinho no Brasil e assim claro em boa companhia, não poderia ser melhor esta degustação.
Imagem de Marcelo di Morais |
Mas, de pronto o que me chamou atenção foi todos os esforço da francesa para nos dá o melhor, até mesmo falando um português pra lá de compreensível.
Assim foi, apresentação da simpática Victorine Babé, esbanjando simpatia, falando como já descrito o idioma local, ainda ainda formando opinião com relação a gastronomia apresentada a ela no casa de São Paulo da Enoteca Saint Vin Saint da Lis Cereja, e também outro ponto gatronômico no estado do Rio de Janeiro o Dona Henriqueta, ambos altamente elogiado e recomendado pela francesa.
Lá foram apresentados os vinhos denominado já pelos grandes críticos com o Grand Cru de Languedoc, pertencente a família Guibert com uma pequena produção acima de apenas pouco mais de 40 hectares Victorine explicou com muita empolgação e carinho o cuidado e do produtor para que nós possamos sempre beber o que é melhor produzido em Mas de Daumas Gassac.
O meu preferido da degustação foi:
Daumas de Gassac Blanc 2009 – Um vinho especial e coim grande capacidade de guarda, elaborado por várias castas produzidas na região mas o destaque fica por conta da Chardonnayum toque aromático da viogner, não quanto custa mas sem dúvidas que você não pode deixar de conhecê-lo antes de partir desta vida.
O demais vinhos degustado foram:
Figaro Blanc 2009 – Réserve de Gassac Blanc 2008 – Figaro Rouge 2009 – Réserve de Gassac Rouge 2008 – Daumas de Gassac Rouge 2008.
Pós desgutação vimso que dentro da área cultivada da vinícola para que possa ter uma vinho composta com tantas variedades e também com qualidade precisa ser mesmo cultivadas em pequenas quantidades de terreno, e ter o cuidado minucioso do produtor.
Mais um produtor pequeno que faz parte do grande time da importadora Mistral que será muito importante ser conhecido por parte dos enófilos brasileiro o que já é reconhecido por todos que já degustaram.
Está registrado!