Oportunidade: para acertar as contas, virar empreendedor, procurar emprego, tirar carteira profissional, seguro desemprego, aprender a fazer orçamento doméstico, poupar, etc
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), ROGÉRIO AMATO, participará às 11h30 – desta segunda-feira, dia 21 de novembro – de uma visita às instalações do evento “Acertando Suas Contas”, que ocorrerá entre os dias 21 e 27 de novembro próximos, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade e funcionará das 9h00 às 19h00.
Considerado o maior evento de renegociação de dívidas do Brasil, oportunidade de formalização como MEI (Microempreendedor Individual), incentivo ao associativismo, entre outras coisas, o “Acertando suas Contas” é resultado de uma parceria entre a ACSP, a Boa Vista Serviços e a Prefeitura de São Paulo, por meio de suas secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET) e Secretaria Especial do Microempreendedor Individual (SEMEI).
Rogério Amato lembra que, além do consumidor (são esperados 15 mil) poder renegociar suas dívidas em atraso no SCPC e fechar assim o ano apto para retornar ao crediário, o evento abre outras oportunidades que vêm sendo promovidas e incentivadas pela ACSP para benefício do cidadão: aderir ao associativismo, legalizar seu negócio, obter por meio do Banco do Povo empréstimos com juros menores, além de poder solicitar emissão de Carteira Profissional, encaminhamento para emprego, seguro desemprego e intermediação de emprego para pessoas com deficiência.
No mega-estande de 650 metros quadrados montado no Vale do Anhagabaú empresas de vários setores (varejo, financeiro, concessionárias de telefonia, energia elétrica, etc) estarão atendendo os cidadãos e as renegociações de dívidas em aberto poderão chegar até a 50%. A presença das secretarias da SEMDET e da SEMEI dá a dimensão da amplitude dessa parceria.
“Isso reforça a importância do associativismo como um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento econômico, com inclusão social pelo empreendedorismo”, destaca Rogério Amato. Ele acrescenta que estarão sendo postas em prática, sem nenhum custo para o cidadão, orientação de como organizar as contas pessoais (educação financeira), prática de consumo consciente e poupança. O consumidor também receberá gratuitamente a Cartilha de Orçamento Doméstico, um manual simples e direto de como manter as contas em dia.