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quinta-feira

Reunião presencial: a melhor maneira de transmitir uma mensagem

Robson Costa
O Diretor do Grupo Encanto Telecom, Robson Costa, dá sua opinião sobre como solucionar o problema de comunicação entre empresa e cliente.
Tom de voz, olhares e expressões. Todos os sinais de comunicação não verbais, que envolvem um diálogo ficam de fora em uma conversa virtual. O resultado é que a mensagem passa a ser interpretativa, onde cada um entende o que lhe é viável, ou o que seja favorável para sua empresa.
De acordo com o Centro de Estudos da Consciência – CEC, Em todos os tipos de relação e situações, o diálogo é o melhor caminho. Na relação pais e filhos, amigos, homem e mulher, por exemplo, por mais tensa que seja a situação, devemos sempre conversar, expor o que pensamos, sem nenhum receio, sabendo também, ouvir o outro.
O conflito empresa x cliente, é muito frequente no ambiente corporativo. Entretanto, movidos por normas internas, regras, e uma grande dose de robotização, com conversas via e-mails formais, Skype, Facebook e recentemente o Whatsapp, torna a conversa interpretativa onde cada um, entende apenas o que lhe é interessante.
Em procedimentos padrão, cheios de e-mails de “formalização”, textos prontos e mensagens instantâneas e por meio das mídias sociais, embora ágeis, impõe para ambas as partes uma conversa mecânica, fazendo com que os dois lados, esqueçam o fator humano que envolve toda uma negociação.
Por isso, é muito importante que as reuniões in loco, façam parte da rotina, de empresas e clientes, pois assim cria-se um laço de confiabilidade por ambas as partes.
 Quem tem sempre razão o cliente ou a empresa?
Por Robson Costa – Diretor do Grupo Encanto Telecom
Uma das maiores dificuldades que uma empresa pode enfrentar é quando um cliente entra em contato reclamando sobre o funcionamento do serviço ou contestando a fatura que foi enviada. O departamento de relacionamento da instituição, logo procura entender o cliente, analisa os motivos, escuta as considerações, observa as reações e normalmente tem uma conclusão de defesa a este cliente, assim, solicitam internamente que sejam quebrados prazos, procedimentos, preços e processos. Quando essa informação é enviada para as áreas que resolverão como, por exemplo: suporte técnico, financeiro e jurídico essas áreas naturalmente analisam observando 100% o lado da empresa.
Em muitos casos, atendentes de empresas tem a sensação de que a exigência do cliente é infundada, ou até mesmo que a área de relacionamento está errada em solicitar a quebra de regras, gerando conflito entre as duas áreas.

Por outro lado, nem sempre o cliente está com a razão e se fizermos tudo que ele deseja, podemos ter o ônus de prejuízos financeiros, no clima organizacional e até mesmo na motivação dos colaborares. Porém, a empresa precisa ter discernimento ao administrar problemas, mesmo porque defender os próprios interesses pode beneficiar a instituição e desagradar clientes que muitas vezes expõe a empresa em redes sociais e cancelam o serviço.
A solução para não haver problemas com o cliente e com a equipe é manter esse contato e estreitar um relacionamento positivo com ambos, sendo proativo e explicando o caso a ser solucionado por meio de reuniões, vídeos chamadas ou até mesmo por telefone. No caso da reunião em equipe, as emoções do cliente poderão ser transmitidas para o grupo com eficiência e sem interpretações errôneas. Por meio das reuniões presenciais ou semi presenciais é possível encontrar uma solução mais ágil que agrade o cliente e ao mesmo tempo, não atrapalhe o funcionamento da instituição. O diálogo sempre será o melhor caminho.    
Portanto, a melhor opção para aprimorar a relação empresa x cliente, ainda é o dialogo entre as duas áreas e se possível realizar uma breve reunião, bate papo, ou uma vídeo chamada e em último caso utilizar o telefone, mas nunca deixar na responsabilidade de e-mails, e redes sociais a conversa que ambas as partes precisam ter.
Formalizar a conversa por e-mail é natural, mas enviar somente um comunicado escrito pode trazer grandes problemas com a primeira interpretação da leitura que o cliente pode ter, oua mensagem corre o risco de não ser lida. O ideal é além de enviar notificações por escrito, é se possível, anexar a gravação da conversa para auxiliar na compreensão. Sempre que necessário, quebre prazos, processos, preços e o principal de tudo, o procedimento.